Velvet Underground & Nico

Muitas bandas legais que ouvimos e adoramos hoje foram fortemente influenciadas pelo Velvet Underground, quem gosta ou conhece pelo menos de nome, talvez não saiba que o ábum de estreia do Velvet foi um marco que determinou os caminhos que o rock seguiria.

Pode parecer exagero, mas eis os fatos, o “Velvet Underground & Nico“, famoso pela gravura da banana na capa, é simplesmente considerado o melhor álbum de estreia de uma banda e ocupa um lugar cativo nas listas da vida dos 100 grandes discos da história. Bandas como Joy Division, David Bowie, The Stooges, Sonic Youth, Jesus and Mary Chains, Nirvana e outros definiram o que queriam fazer, musicalmente falando, inspirados nesse projeto de vanguarda, que em meados 1967, ousou criar uma sonoridade experimental com uma variedade sufocante de ritmos, ruídos, instrumentos e influências até então desconhecidas, sem falar na sutileza dos temas das letras, coisinhas básicas como drogas pesadas, overdoses, doenças, sadismo, perversão e muita putaria, tudo isso na maior naturalidade.

Pra constar, integravam a banda o gênio Lou Reed, vocalista e guitarrista; o criativo John Cale, vocalista e baixista; o guitarrista Sterling Morrison; a baterista Maureen Tucker; e pra fechar a cantora alemã de voz grave Nico (que entrou na banda por imposição Andy Warhol, agente da banda), e só participou de três canções.

Não foi fácil descascar essa banana na época, mostrando que o Velvet estava muito a frente do seu tempo. Todo experimentalismo e liberdade sonora que eles propunham estão refletidas na qualidade que encontramos na música atual. Você que gosta de rock, e ainda não ouviu, não pode deixar de conferir como tudo começou.

Uma curiosidade atual: O Lou Reed acaba de lançar um álbum em parceria com o Metallica, e você pode ter uma provinha de como ficou esse mix aqui.

Escrevi esse artigo originalmente para o Blog Roadie.

Um pensamento em “Velvet Underground & Nico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *